
Durante a Crise Ômnica, com mais ou menos 11 anos, Angela perdeu seus pais em um ataque ao hospital no qual eles estavam trabalhando como voluntários. Deste terrível desastre nasceu uma vontade ainda maior de ajudar o mundo, de trazer a paz que poderia ter salvo seus pais e tantas outras pessoas que faleceram durante os ataques de Anúbis à Suíça.
Com apenas 14 anos, ela se torna um prodígio da tecnologia médica, sonhando em criar algo que pudesse regenerar tecidos humanos de forma rápida e sem dor. Mas os ataques de Anúbis não haviam acabado ainda, e sendo amiga próxima dos Lindholms, ela visita Torbjörn após o mesmo ter sido ferido quase fatalmente durante uma emboscada na Missão Cúpula Branca, o que apenas lhe dá mais certeza de que ela precisa, de alguma forma, fazer este sonho se tornar realidade, visitando sede da Overwatch várias vezes durante seus estudos.
Por sua dedicação, pesquisas científicas e empenho, ela consegue se tornar uma médica clínica e um Doutorado em Nanobiologia, se tornando Chefe de Cirurgia num hospital de Zurique. Mas foi sua pesquisa sobre nanobiologia aplicada que causou um avanço científico que revolucionou o cuidado médico, curando feridas vastamente mais rápido do que antes, chamando a atenção de muitas pessoas e principalmente do Comandante Jack Morrison por parte da Overwatch, decidindo se juntar à eles na convicção de que a Overwatch lhe daria a oportunidade de colocar suas ideias no campo de batalha o mais rápido possível para ajudar à todos.
Ao se juntar à Overwatch, Angela foi designada como Chefe de Pesquisa Médica. Apesar de todas as promessas de Jack que sua tecnologia não seria utilizada da forma errada, Morrison ainda assim aprovou que Torbjörn contruísse o Rifle Biótico de Ana Amari com uma versão modificada de sua tecnologia que causava dano ao invés de apenas curar. Por mais que ela não gostasse da forma militarista que Morrison utilizava para manter a paz, ela também compreendia que aquela era sua maior oportunidade para salvar vidas numa escala global. E foi essa mesma forma militarista que levou à criação do Traje de Resposta Rápida Valquíria. Partes da armadura foram criadas por Torbjörn, enquanto outras partes foram criadas por Angela para provar que sua tecnologia funcionava.
Na realidade, essa era para ser sua única função, um protótipo, uma prova física que sua tecnologia era funcional. Mas com a necessidade de um médico de batalha e com seus companheiros de equipe lhe suplicando para que ela se juntasse à eles do lado de fora das paredes da base, Angela finalmente concordou, marcando o começo de sua persona como Mercy.